terça-feira, 5 de março de 2013

inabilidade social

na sexta passada, após uma reunião noturna de trabalho a qual eu jurava que ia ser difícil, saí aliviada e exausta pensando no sábado e no outro trampo que me esperava pela manhã. Quando duas amigas me convidaram pra comer e beber .....e esquecer.... sentei no boteco do tamanho do meu bolso e fui logo pedindo cerveja e comida, pra anestesiar a cabeça que não parava de pensar que eu podia ser rica. Bebi como se fosse cicuta, como se fosse o último dos venenos fabulosos desse mundo, esperando morrer linda nos braços de Morfeu. Chegou o sanduíche e o dividimos comedidas,  proletárias elegantes, pensando na conta  mais barata. Conversa quente sobre os boys das jovens companheiras de trabalho, quando de repente, um cara com traços orientais passa ventando na frente de nossa mesa, pede licença e ajoelha ao meu lado:
ele __ Oi! Meu nome é R. Eu estava te olhando faz um tempão. Te achei uma gata...Qual o seu nome?
Nesse momento as jovens começaram a rir maliciosas.
__ Oi!Meu nome é Simone. Obrigada. (sorriso mais que tímido querendo sair correndo)
ele__ O que você faz Simone?
__ Sou atriz e professora...
ele__ Uau...que interessante...
__ Onde você trabalha?
Expliquei onde trabalhava sem muitos detalhes, com medo dele ser o psicopata das facas Ginsu.
ele __ Me fala sobre como é ser artista...eu sou jornalista, funcionário público.
___ Ah... como artista eu me sinto a maior parte do tempo livre. Pronta pra ir embora. Meio do mundo...Cosmopolita, como eram denominados os atores gregos...eles eram tratados com muita deferência e não como estrangeiros. Gosto de ter essa ilusão...
ele__ Sério? E ser professora?
__Ah...é como ser funcionário público...estamos sempre nos submetendo a algo...a arte não se submete sabe?! Pra mim, o material artístico do bom, está no inconsciente....é livre por natureza...e trabalha com a nossa Sombra...tudo o que escondemos e nos torna vulneráveis...
ele___ (voz exasperada) Você é muito arrogante!
___ Eu?! Desculpa! Eu não quis ser arrogante.... Sério. Eu só acredito mesmo que, quando trabalhamos para uma empresa, "vestimos uma camisa" que às vezes nos impede de qualquer manifestação mais sutil que demonstre o que de fato somos, ou no que acreditamos...
ele__ Você ficou brava?!
__ Não! Só não queria ser mal interpretada...
ele__ Você ficou brava...
__Não.
Nessa hora ele tirou o cabelo do meu rosto como se fosse um velho conhecido e daí sim eu fiquei com muita raiva. Senti vontade de acertá-lo com um soco que durasse uns 10 minutos.
ele ___ Eu sou arrogante.
___ Quer dizer que você projetou sua arrogância em mim?!
ele___ Pode ser...
___ Gostei da honestidade. Quer dizer que você não liga para o que os outros pensam?
ele___ Ligo sim.
Gargalhadas minhas.
ele___ Eu te achei muito interessante... não esperava....você é bem mais interessante do que eu imaginava...e linda...
___ Ah....legal...valeu
ele___ Vamos ao cinema?
___Cinema?!
ele___ Ver ''Amour".
___ Porra..."Amour" ...errr...
ele___ Me dá seu número.
Dei o número.
ele___ Vou te ligar agora, mas, você é quem vai me ligar, se quiser, ir para esse cinema, ok?!
___ Ah...sim claro
Pagamos a conta e R. veio em minha direção pra se despedir. Seus amigos sorriram pra mim e deram tchau.
As meninas acharam o cara o máximo e me fizeram prometer que eu ligaria para ele. Respondi que talvez...quem sabe...
Não. Não liguei. Não. Não pretendo ligar.  Acho que realmente sou arrogante.  
                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário